Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios;
Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência; (I Timóteo 4:1-2)
Nestes últimos dias existem duas linhas de raciocínio em relação à doutrina da graça, vejamos o que cada uma diz.
A doutrina de uma vez salvo, salvo para sempre, que tem sua base mais aceita nas igrejas tradicionais, tem como base o seguinte versículo:
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie. (Ef 2:8-10)
Esta palavra é verdadeira e deixa claro que ninguém será salvo pela obras da Lei ou por merecimento, pois todos pecaram destituímos estão da glória de Deus (Romanos 3:23)
Segundo esta linha de raciocino sobre o dom da graça, depois de aceitar a Jesus Cristo como único e suficiente salvador, o cristão não pode mais perder a salvação, já que a salvação não depende dele, mas sim de Deus, ou seja, se ele fazendo o bem ou não, não faz diferença para conseguir ou não a salvação, então esta condição torna-se fixa. Se não for assim a graça não seria graça. Então, por esta linha de raciocínio concluímos que graça não depende de obras, pois se assim o fosse não seria graça.
A segunda linha que crê que a salvação pode ser pedida, que tem sua base de defesa principalmente nas igrejas pentecostais e baseia-se nos vários versículos, entre eles:
Mateus 7:21-23: "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. 22 Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? 23 E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade."
Romanos 6:14-15 "14 Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça. 15 Pois que? Pecaremos porque não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça? De modo nenhum."
Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus. Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Portanto não sejais participantes com eles; (Ef 5:5-7)
Segundo esta linha de raciocínio o cristão pode sim perder a sua salvação, desde que se afaste do Senhor tempo suficiente para entrar em estado de apóstata, não ouvindo mais a voz do Espírito Santo e perdendo a capacidade de se arrepender.
Se as duas linhas de raciocínio possuem base bíblica, como saber qual se espelha na verdade e qual é ardil do diabo para desviar os cristãos do caminho da verdade.
A resposta está na bíblia. Vejamos então o que os apóstolos afirmaram sobre esta possibilidade.
Dizia, pois, Jesus aos judeus que nele creram: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sois meus discípulos; (João 8:31)
pelo qual também sois salvos, se é que o conservais tal como vo-lo anunciei; se não é que crestes em vão. (I Cor 15:2)
Peleja a boa peleja da fé, apodera-te da vida eterna, para a qual foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas. (I Tim 6:12)
mas Cristo o é como Filho sobre a casa de Deus; a qual casa somos nós, se tão-somente conservarmos firmes até o fim a nossa confiança e a glória da esperança. (Heb 3:6)
Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados,
Mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários. (Hebreus 10:26)
Os apóstolos não tinha dúvida sobre esta possibilidade.
E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado em lugar deles, e feito participante da raiz e da seiva da oliveira,
Não te glories contra os ramos; e, se contra eles te gloriares, não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti.
Dirás, pois: Os ramos foram quebrados, para que eu fosse enxertado.
Está bem; pela sua incredulidade foram quebrados, e tu estás em pé pela fé. Então não te ensoberbeças, mas teme.
Porque, se Deus não poupou os ramos naturais, teme que não te poupe a ti também.
Considera, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas para contigo, benignidade, se permaneceres na sua benignidade; de outra maneira também tu serás cortado.
E também eles, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; porque poderoso é Deus para os tornar a enxertar. (Romanos 11:17-23)
Irmão amado, considere pois a severidade de Deus para com os que caíram e Sua benignidade para com os que permanecem fieis e com os que saem da incredulidade.
A doutrina equivocada da graça é mais perigosa que o purgatório, pois muitos crentes estão caindo em pecado, pois sua salvação está garantida e não pode ser perdida. Se isto fosse possível sem perda de salvação, então a bíblia seria mentirosa, pois como ela pode dizer que sua salvação não pode ser perdida e ao mesmo tempo: Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.(I coríntios 6:9-10)
Ou podemos dizer que o incrédulo não pode pecar e nós podemos? A condição de pecador figurará em nossa carne até sermos revestidos de por um corpo incorruptível, por isto Hebreus 10:26 diz que se pecarmos voluntariamente, só temos a horrível expectativa de juízo e ardor de fogo.
Seja cuidadoso, agarre-se ao seu Salvador e a sua salvação, ore e busque a Deus a tempo e fora de tempo, não dê lugar ao diabo, não busque mestres segundo os desejos de sua carne, fique firme naquele que te chamou para vida eterna.
E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo. (I Tessalonicenses 5:23)